Buscar
  • Dani Botelho

O que é ABA?

Cooper, Heron, and Heward (2007) fornecem a seguinte definição de ABA:

"Applied behavior analysis is the science in which the principles of the analysis of behavior are applied systematically to improve socially significant behavior and experimentation is used to identify the variables responsible for behavior change."

Traduzindo ao pé da letra:


"A análise do comportamento aplicada é a ciência na qual os princípios da análise do comportamento são aplicados sistematicamente para melhorar o comportamento socialmente significativo e a experimentação é usada para identificar as variáveis ​​responsáveis ​​pela mudança de comportamento."


E o que isso significa para a gente?


A análise do comportamento aplicada (ABA) é uma abordagem científica para entender o comportamento. ABA refere-se a um conjunto de princípios que se concentram em como os comportamentos mudam ou são afetados pelo ambiente, bem como em como a aprendizagem ocorre.

A ABA é guiada pelas atitudes e métodos de investigação científica. Então precisamos de estudos para sabermos se algo funciona ou não.

Todos os procedimentos são descritos e implementados de maneira sistemática e tecnológica. Os procedimentos são descritos de uma forma que mesmo que a pessoa não saiba de ABA ela irá entender o que está sendo feito.

Nem todos os meios de mudar o comportamento são qualificados como ABA, somente aqueles derivados dos princípios básicos de comportamento, então temos que entender sobre o que são esses princípios.

Focamos nos comportamentos socialmente significativos que são comportamentos que trazem benefícios imediatos e de longo prazo para a pessoa envolvida neles.

Trabalhamos nas habilidades sociais, habilidades de comunicação, habilidades de higiene, habilidades de lazer, habilidades acadêmicas...


E a ABA não é só para o autismo não! Ela poder ser aplicada em qualquer lugar e pode ajudar qualquer pessoa!


202 visualizações0 comentário
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

DANI BOTELHO INSTITUTE LLC